quarta-feira, 14 de julho de 2010

Globalizada 8ª série

Uma crónica é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal. Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. Leia as propostas abaixo, escolha uma e elabore seu texto.

Proposta 1

Redija uma crônica sobre o seguinte tema: Pluralidade cultural, aceitação da diversidade. Use como foco as várias etnias e culturas, fale como valorizá-las e respeitá-las. Aborde sobre a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Reconheça as qualidades da nossa cultura e o respeito para si e para os outros.
• Mínimo de 25 linhas
• Máximo de 30 linhas
• Crie um título


Proposta 2
Leia a notícia abaixo e redija uma crônica de acordo com o texto norteador

Jogos da Copa do Mundo em LIBRAS, para deficientes auditivos
O artigo foi postado por The Best em 11 de junho de 2010


A Copa do mundo não pode ser privilégio somente de alguns e para que todos possam participar do maior evento futebolístico do mundo, a FIFA anunciou que retransmitirá crônicas em vídeo dos 64 jogos da Copa do Mundo usando a linguagem dos sinais. A retransmissão visa permitir que as pessoas com deficiência auditiva possam desfrutar melhor o mundial.
A iniciativa inédita, da entidade, pretende beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas no mundo e será realizada no site oficial da entidade.Os vídeos com a linguagem de sinais internacional serão disponibilizados pouco depois do término de cada confronto da Copa do Mundo, no site da FIFA.
• Mínimo de 25 linhas
• Máximo de 30 linhas
• Crie um título

Nenhum comentário:

Postar um comentário